A rede sem fio é a infraestrutura das comunicações que possibilita a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos coaxiais ou ópticos. A rede sem fio pode usar equipamentos de radiofrequência, de comunicações via infravermelho, entre outros.

A rede sem fio das empresas é tão importante quando a rede de cabeamento estruturado, além de computadores, conecta importantes aparelhos.

As pessoas chegam ao trabalho e esperam poder passar dia acessando o sistema da empresa, enviando e-mails, usando  a internet o serviço de mensagem, etc. E quando a rede sem fio não funciona?

Bem vindos a um dia na vida do Gestor de TI de uma empresa onde a rede sem fio não está funcionando. O Gerente de TI também planejava chegar na empresa, ir até a sua mesa e checar a agenda de afazeres do dia, mas no caminho as mensagens no celular já denunciavam que o dia dele iria ser um pouco mais agitado que isso. Rede sem fio para empresas de todos os tamanhos com a TICAMP

A pressão dos funcionários e gestores de área é intensa para que o problema seja resolvido o mais rápido possível e tudo volte ao normal. Veja a seguir os passos do diagnóstico do problema que um Gerente de TI aplica quando a rede sem fio não está funcionando.

1. Abertura de chamados 

Quando a rede não está funcionando a primeira característica é o número de chamados abertos para o mesmo problema, e a pergunta é quase sempre a mesma: “tem previsão para resolver o problema?” A primeira ação é checar a alimentação de energia e o serviço de banda larga que alimenta a empresa. Se houver energia o próximo passo é ir até o hack e verificar se as portas estão conectadas corretamente, isso pode levar alguns minutos ou até horas.

2. Eles vão usar os cabos

Quando a rede sem fio não funciona usuários em cargos gerenciais normalmente optam por usar a conexão via cabo para poder ter acesso ao sistema da empresa e a internet. Como essa não pode ser uma opção definitiva, o Gerente de TI vaio para o próximo passo do diagnóstico.

3. Mais chamados são abertos 

A medida que mais usuários vão chegando e percebem que a rede sem fio não está funcionando, começam a ligar para o Departamento de TI aumentando ainda mais a pressão.

4. Identificação do problema

O Gerente de TI logo percebe que alguns usuários estão conectados a internet e outros não. Isso já ocorre a algum tempo – significa que existe uma conexão sem fio funcionando, mas não de maneira eficiente para todos. O acesso a rede sem fio é restrita e precisa ser resolvida urgentemente.

5. Estender o acesso a rede sem fio que está funcionando ou eliminá-la

A situação indica que essa conexão sem fio parcial está afetando o trabalho das pessoas e isso tem que ser resolvido. As opções são, estender o acesso a todos os usuários ou eliminar essa rede e começar do zero.

6. Terceirização de TI especialista em Rede sem fio

Quando o Gerente de TI percebe que o problema está ficando frequente, é bom chamar uma empresa terceirizada para verificar o problema. A empresa terceirizada faz uma varre.dura no prédio identificando os pontos com sinal forte, regular ou fraco. É gerado então um mapa de calor, mostrando as áreas que precisam de melhorias no sinal e as que estão com sinal satisfatório.

A partir de então o Gerente de TI decide qual será a melhor solução para a empresa – corrigir a rede que está funcionando ou descartá-la e começar de novo. Pode levar semanas para chegar a esse ponto, e foram semanas de reclamações de sinal ruim e falhas de sinal, e a pressão só aumenta.

A contratação de uma empresa de TI especialista em cabeamento estruturado que faça a certificação de redes já elimina um dos pontos de checagem no diagnóstico.

Se a rede sem fio da sua empresa não estiver funcionando da maneira que espera, entre em contato com nossa equipe para saber como poderemos ajudar. Podemos fazer um diagnostico rápido do problema e apontar a melhor solução que atenda ao seu orçamento.

Consulte nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter.