A tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), que conceitualmente é uma rede com topologia ponto-multiponto, sendo que entre um único equipamento de agregação da rede (Core) e os equipamentos presentes nas áreas de trabalho (work areas) existem apenas elementos ópticos passivos, que não requerem alimentação por energia elétrica e nem refrigeração.

A transmissão dos dados ocorre entre um equipamento chamado OLT (Optical Line Termination), localizado na sala de equipamentos e os equipamentos ONT (Optical Network Termination) localizados na área de trabalho.

Além da conectividade com equipamentos IP, também são ofertados serviços como telefonia analógica, vídeo analógico ou IPTV. Entre OLT e ONTs está a rede de distribuição óptica ODN (Optical Distribution Network). Nesta rede estão presentes as fibras ópticas do tipo monomodo e os splitters ópticos, que nada mais são do que divisores de sinais ópticos.

Os splitters são equipamentos passivos, ou seja, que não requerem alimentação por energia elétrica e nem refrigeração. Tem por função dividir o sinal óptico de entrada, proveniente de uma fibra da OLT, em múltiplas saídas para as fibras que se conectarão às ONTs presentes na área de trabalho.

A tecnologia GPON deve ser uma opção para quem precisa de expansão de redes ou quando vários serviços agregados precisam funcionar. Considerando, também, o número de usuários da rede, as perdas, a potência e a sensibilidade dos ativos. Com essas questões em mente, é possível usar a GPON em várias situações. Veja as possibilidades:

  • Projetos de acesso à internet para bairros e condomínios;
  • CFTV em condomínios, bairros, empresas e fábricas;
  • Complemento de provedores de acesso a internet;
  • Arquitetura de redes locais em fibra.

Como funciona a tecnologia GPON?

A tecnologia GPON possibilita a transferência de dados em alta quantidade conectando transmissores a receptores e funciona por meio da transmissão de sinais ópticos. Esses sinais são convertidos em luz e são transportados de forma rápida e por longas distâncias.

Qual a diferença entre EPON e GPON?

Tanto o EPON como o GPON são protocolos, porém eles são regulamentadas pela IEEE e ITU-T, respectivamente.
GPON tem  capacidade de entregar até 2,5g downstream e 1,25g upstream de banda em uma única fibra óptíca enquanto que a EPON entrega 1,25g downstream e 1,25 upstream. Sendo assim, a tecnologia GPON tem o dobro da capacidade de banda do que é entregue pela EPON.

Qual é a principal característica de uma rede GPON?

GPON tem uma plataforma que é desenvolvida para operar multisserviços com diferentes protocolos sendo encapsulados em protocolos GEM (GPON Encapsulation Method) para transporte, o que proporciona maior segurança de sinal, alcançando até 93% de eficiência na transmissão.

A TICAMP mantém um departamento de projetos com vasta experiência  desde o projeto inicial até a implantação, fazendo todo o levantamento das necessidades e auxilio até a empresa a estar preparada para o uso da Tecnologia GPON, uma infraestrutura mais enxuta e capaz de suportar múltiplos serviços.

Toda a solução GPON feita pela TICAMP é fundamentada em referências técnicas e normas de cabeamento estruturado, visando padronizar o desenvolvimento e instalação dos projetos.

Consulte nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter.