Implantação de Rede GPON.
Implantação de Rede GPON (Gigabit Passive Optical Network), que conceitualmente é uma rede com topologia ponto-multiponto, sendo que entre um único equipamento de agregação da rede (Core) e os equipamentos presentes nas áreas de trabalho (work areas) existem apenas elementos ópticos passivos, que não requerem alimentação por energia elétrica e nem refrigeração.
A transmissão dos dados ocorre entre um equipamento chamado OLT (Optical Line Termination), localizado na sala de equipamentos e os equipamentos ONT (Optical Network Termination) localizados na área de trabalho.
As ONTs fornecem conectividade a partir de patch cords metálicos a quaisquer dispositivos finais 10/100/1000 Base Ethernet da rede. Dispositivos como computadores, telefones IP, sistemas de automação, controle de acesso etc.
Além da conectividade com equipamentos IP, também são ofertados serviços como telefonia analógica, vídeo analógico ou IPTV. Entre OLT e ONTs está a rede de distribuição óptica ODN (Optical Distribution Network). Nesta rede estão presentes as fibras ópticas do tipo monomodo e os splitters ópticos, que nada mais são do que divisores de sinais ópticos.
Os splitters são equipamentos passivos, ou seja, que não requerem alimentação por energia elétrica e nem refrigeração. Tem por função dividir o sinal óptico de entrada, proveniente de uma fibra da OLT, em múltiplas saídas para as fibras que se conectarão às ONTs presentes na área de trabalho.
Implantação de Rede GPON permite otimizações de até*:
Implantação de Rede GPON deve ser uma opção para quem precisa de expansão de redes ou quando vários serviços agregados precisam funcionar. Considerando, também, o número de usuários da rede, as perdas, a potência e a sensibilidade dos ativos. Com essas questões em mente, é possível usar a GPON em várias situações. Veja as possibilidades:
- Projetos de acesso à internet para bairros e condomínios;
- CFTV em condomínios, bairros, empresas e fábricas;
- Complemento de provedores de acesso a internet;
- Arquitetura de redes locais em fibra.
A TICAMP mantém um departamento de projetos com vasta experiência desde o projeto inicial até a implantação, fazendo todo o levantamento das necessidades e auxilio até a empresa a estar preparada para o uso da Tecnologia GPON, uma infraestrutura mais enxuta e capaz de suportar múltiplos serviços.
Toda Implantação de Rede GPON feita pela TICAMP é fundamentada em referências técnicas e normas de cabeamento estruturado, visando padronizar o desenvolvimento e instalação dos projetos.