cabeamento categoria 8 trata-se do mais novo sistema de cabeamento de par trançado em cobre capaz de atender as futuras aplicações IEEE 25G BASE T e 40G BASE.

cabeamento categoria 8 está aprovado pelo Subcomitê de Cabeamento em Cobre TIA TR-42.7, vamos entender melhor quais serão os impactos na infraestrutura de cabeamento estruturado em suas várias aplicações.

Cabeamento categoria 8 para Servidores e Data Centers

Cabeamento Categoria 8 opera a 2 GHz e especificado para 30 metros e canais de 2 conectores; portanto é uma aplicação destinada a uso em Data Centers e Servidores e não vamos encontrar essa tecnologia na rede LAN.Cabeamento-categoria-8-esquema

Especificamente aplicada em conexões de servidores com interruptor de cobre com velocidade de 25 e 40 Gb/s. Apesar de alguns cabos de alta velocidade como o SFP + e + QSFP trabalharem em velocidades compatíveis estes atuam apenas para aplicações de switch para servidor em distâncias
curtas entre 5 e 7 metros.

Cabeamento Categoria 8 veio para atender a longas distâncias de 30 metros, flexibilizando as aplicações tornando-as mais gerenciáveis quando switches são colocados no final dos pontos de rede, por exemplo. A vantagem é que usa o mesmo conector e conversa automaticamente com as tecnologias Ethernet existentes no mercado.

Interferências ou Crosstalk vão continuar

O sistema de Cabeamento Categoria 8 usa um cabo FTP com quatro pares trançados envolvida em folha metálica. Essa blindagem é fundamental para evitar ruídos na entrada ou saída dos cabos.

É conhecido que os cabos que operam em altas frequências podem causar diafonia ou crosstalk (interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro) com cabos que estejam na periferia.

Assim como nos cabos 6A blindados que sofrem pouca interferência; com a nova tecnologia Categoria 8, os testes de interferências devem ser feitos. Apesar do CAT8 ter uma blindagem mais forte, esta pode romper ao longo do caminho ou pode ser mal instalado.

A Integridade da blindagem é fundamental

O profissional que irá lidar com o cabeamento CAT8 deverá estar familiarizado com os procedimentos para manter a integridade do escudo que protege o cabo. A terminação dos conectores e o aterramento deve ser feito adequadamente e devem ser seguidas todas as medidas para a ligação.

A empresa Fluke Networks já disponibilizou uma tecnologia capaz de resolver o problema, o analisador de cabos DSX-5000 CableAnalyzer ™ oferece um teste de integridade usando uma técnica de medição AC patenteada pela empresa.

Cabeamento categoria 8 continua em testes

Completadas as especificações do CAT8 para componentes e limites de ligações, o trabalhos na Norma ANSI / TIA-1152-A continuam com os testes em campo. A Fluke Networks lider do projeto e editor da Norma para esse padrão está definindo a metodologia de teste e a precisão de nível 2G, e trabalhando junto aos principais fabricantes de cabos para assegurar que todos os testes em campo sejam possíveis e confiáveis.

 

Consulte nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter.