Automatização residencial refere-se a um conjunto de recursos tecnológicos que são projetados com a finalidade de facilitar as atividades do dia a dia, desde as mais complexas até as mais simples. Controlar a temperatura do ar local por um controle remoto, programar o tempo de preparo de um alimento no forno, todo circuito elétrico e monitoramento de uma casa são alguns dos milhares de exemplos de tecnologias que já se popularizaram no nosso meio social.

Como sabemos, há muitas décadas a tecnologia vem aprimorando formas de automatizar (e, até mesmo, robotizar) diversas atividades, segmentos e funcionalidades, como é o caso da substituição da mão de obra humana pelos maquinários na Revolução Industrial que otimizou o fluxo e os processos de produção, aumentou o rendimento e a produtividade do trabalho e diminuiu consideravelmente o tempo e os custos envolvidos. Desde então, essa mesma perspectiva tem sido implementada em diversos contextos da sociedade, incluindo a nossa própria residência.

Além dos exemplos mencionados acima, podemos, também, destacar o desenvolvimento de robôs que já são comercializados para fazer toda limpeza e higienização dos pisos, assim como eletrodomésticos, como geladeiras, por exemplo, que listam os alimentos que estão em falta e precisam ser adquiridos na próxima compra. Praticidade, segurança e economia são algumas das vantagens da automatização residencial, conforme será descrito abaixo:

  • Praticidade: todas as funções mencionadas são exemplos dos aprimoramentos tecnológicos que foram desenvolvidos com a finalidade de facilitar a vida cotidiana, seja pela agilidade em finalizar uma determinada atividade ou pelo conforto e comodidade em controlar tais funções em apenas um clique ou dispondo de um esforço mínimo para isso.
  • Segurança: a administração desses aparelhos e/ou sistemas pode ser realizada de forma virtual, isto é, por meio da internet, sem que o proprietário precise estar fisicamente presente em sua residência. Além disso, é possível programar esses dispositivos para funcionar em dias, horários e períodos específicos e ser informado do rendimento desses sistemas durante o intervalo de tempo em que o proprietário esteja ausente.
  • Economia: o sistema de automatização residencial permite que os dispositivos sejam desligados quando seu uso não for mais necessário, evitando o desperdício de energia, consumo de água ou qualquer outra fonte de recarga.

Considerando que a administração desses dispositivos é realizada através da internet, algumas pesquisas afirmam que o investimento em automatização residencial pode poupar até 34% de gastos desnecessários.

A TICAMP oferece esse e outros serviços para trazer mais praticidade e comodidade à sua vida cotidiana. Para saber mais sobre automatização residencial ou qualquer outro serviço, entre em contato conosco .

Consulte nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter.