O 5G no Brasil começou a chegar nas capitais em julho de 2022, ao redor do mundo a implantação começou em 2019. Apesar da chegada, isso não quer dizer que a tecnologia estará 100% disponível para o uso. Essa é só a ponta do iceberg! O processo de implantação deve ser contínuo nos próximos anos…
Mas afinal, o que muda com a chegada do 5G no Brasil? Será que ele é só um 4G “melhorado”? É isso que viemos te contar hoje! Continue lendo este artigo para entender o funcionamento do 5G no Brasil e como o setor da TI será impactado com a novidade!
A tecnologia 5G no Brasil
De forma simples, o 5G é a nova geração da internet móvel, e representa muito mais que uma conexão com maior velocidade. A novidade promete transformar a forma como as sociedade se comunica.
Do que o 5G é capaz?
A proposta é que o 5G possibilite a conexão de diferentes dispositivos à internet e ao mesmo tempo! Ou seja, integração entre automóveis, celulares, eletrodomésticos, monitoramento, drones, etc.
Qual a diferença para o 4G?
- Velocidade: 100 megabits por segundo (4G) x 10 gigabits por segundo (5G);
- Latência: 30 a 70 milésimos de segundos (4G) x 1 milésimo de segundo (5G);
- Densidade: 10 mil de dispositivos por km2 (4G) x 1 milhão de dispositivos por km2 (5G).
Só por essas diferenças já dá para começar a entender as possibilidades, não é? Entendendo as diferenças, podemos identificar que o 5g promete: velocidade, latência e densidade e, com isso, uso de carros 100% autônomos será possível! Isso quer dizer que eles poderão tomar decisões próprias com muito mais precisão. Além disso, ele promete fazer muito mais:
Otimizando tarefas
- Nas ruas: tecnologia nos semáforos, que poderá calcular o fluxo de carros que deve ser liberado para diminuir o trânsito;
- Acidentes: câmeras de segurança serão capazes de identificar acidentes e alertar autoridades para um socorro rápido;
- No delivery: entregas poderão ser feitas por robôs e drones guiados por algoritmos e não por humanos;
- Dentro de casa: Eletrodomésticos poderão avisar sobre a necessidade de manutenção ou as geladeiras poderão avisar quando acabar um produto muito consumido e fazer um pedido sem interferência humana.
Pode parecer uma realidade distante, mas com a evolução da tecnologia isso está mais próximo do que a gente imagina! E aí, será que estamos preparados para tudo isso? Acompanhe a TICAMP no Instagram e no Linkedin para ficar por dentro de todas as novidades do mercado e conhecer mais sobre nosso trabalho!