Erros comuns em Projetos Luminotécnicos estão relacionados as normas regulamentadoras, treinamento de profissionais e os ambientes. Se você nos acompanha lá pelo Instagram, já deve ter visto nossos conteúdos sobre a importância de ter um Projeto Luminotécnico para sua área comercial ou residencial, não é? Além de ser um serviço 100% personalizado, o serviço agrega vantagens como redução de custos com energia, mais conforto visual para quem frequenta os ambientes e maior produtividade, quando se trata de um ambiente corporativo.
Apesar disso, existem alguns erros que podem ser cometidos no desenvolvimento do projeto que você precisa estar atento! Nesse post, viemos te contar 3 ERROS comuns para você não cometer no seu próximo projeto!
O Projeto Luminotécnico
De forma resumida, o projeto luminotécnico vai além do planejamento dos pontos de iluminação do local. É neste projeto que são avaliadas quesitos, como:
- Análise total do ambiente;
- Escolha de dispositivos com a potência adequada;
- Definição dos ângulos de iluminação;
- Quantidade de luz necessária para a área, de acordo com suas funcionalidades;
- Normas técnicas que são exigidas para garantir um projeto de alta qualidade e durabilidade, que ofereça conforto para os usuários da área;
- Equilíbrio da luz natural com artificial, para redução de custos;
- Decoração e jogo de luz para desenvolver um ambiente versátil e valorizar o espaço.
Leia também: Projetos elétricos comerciais e para indústrias
Erros comuns em Projetos Luminotécnicos
Não estar atento às Normas Regulamentadoras
Você sabia que a potência de luz pode interferir diretamente na produtividade de um colaborador? Os equipamentos corretos podem garantir segurança e conforto visual adequado, de acordo com a funcionalidade daquele ambiente. Em caso de ambientes comerciais ou industriais, as normas são ainda mais rígidas, pois podem passar por fiscalizações! – áreas como fábricas, hospitais, escolas, etc.
Contratação de profissionais não especializados
Eletricistas, pedreiros, instaladores ou gesseiros não são os profissionais adequados para o desenvolvimento deste projeto! Você deve contar com o auxílio de um profissional especializado nesta área, que possua o conhecimento técnico adequado para projetar um ambiente de iluminação adequado, que atenda às suas necessidades funcionais e domine todas as normas técnicas exigidas pelo mercado.
Não considerar a refletância dos ambientes
Isso está relacionado com o fluxo luminoso refletido, que pode variar em função das cores e tipo de material aplicados no restante do espaço. Ou seja, quanto maior a refletância das superfícies do ambiente, melhor a distribuição do fluxo luminoso, garantindo mais iluminação. (Existe até um cálculo adequado para isso. Clique aqui e saiba mais!) Caso não seja utilizada a técnica correta, você pode ficar com ambientes mal iluminados ou muito iluminados, prejudicando o bem-estar dos usuários.
Conseguiu entender o porquê você precisa de um profissional especializado para realizar esse tipo de projeto, aliado à experiência de um arquiteto? Se você está desenvolvendo novos ambientes no seu espaço comercial, residencial ou industrial, entre em contato conosco para fazer o orçamento do seu projeto luminotécnico!
Acompanhe a TICAMP no Instagram e no Linkedin para ficar por dentro de todas as novidades do mercado e conhecer mais sobre nosso trabalho