O Cabeamento para Data Center abrange vários aspectos, do cabeamento elétrico ao cabeamento de par trançado e cabeamento de fibra óptica. O sistema de cabeamento para data center basicamente é composto de:

  • Cabeamento de energia elétrica;
  • Aterramento;
  • Cabeamento de par trançado;
  • Cabeamento de fibra óptica.

O que determina o tipo de cabeamento estruturado de um Data Center é a interface dos equipamentos usados no projeto. Outro fator determinante é a largura de banda necessária para o tipo de equipamento a ser instalado.

Cabeamento para data center pode ser estruturado ou não estruturado

O cabeamento estruturado para data center segue padrões de pontos de conexão e caminhos pré-definidos. O tipo de cabo a ser usado em um Data Center é ligado diretamente às exigências de largura de banda do sistema. Todos os pontos de rede em um data center, seja de par trançado ou fibra óptica são submetidos a testes específicos de certificação para garantir a qualidade da transmissão de dados.

O cabeamento estruturado de um data center é extremante organizado e etiquetados, por isso tem um tempo de execução maior do que o normal e tem um custo inicial mais alto, porém, o retorno do investimento vem com o custo operacional menor e um ciclo de vida mais longo comparado com um projeto de cabeamento não estruturado.

O cabeamento não estruturado: ponto a ponto

O sistema de cabeamento não estruturado é conhecido também como “ponto a ponto”. Este tipo de cabeamento não é padronizado e não usa pontos de conexão ou caminhos pré-definidos.

O cabeamento de rede não estruturado pode levar ao aquecimento da sala do Data Center aumentando o custo com energia elétrica. Outra desvantagem é que a ampliação do sistema se torna muito difícil com  falta de planejamento para a alteração da localização dos cabos ou mesmo para a instalação de novos cabos.

Um cabeamento de rede não estruturado não é confiável e pode causar quedas de redes frequentes e período de inatividade prolongados. Ao contrário do cabeamento estruturado, o não estruturado tem um custo menos, é mais rápido na instalação, porém o custo operacional será maior e ciclo de manutenção é muito maior.

Tipos de cabeamento usado em um Data Center

Padrão de Comunicação Aplicação Tipo de cabo Tipo de Conector
10/100Mbps (100Base-TX) Ethernet Cat 5e, Cat 6, Cat 6a, Cat7, Cat 7a RJ45
1000Mbps (Gigabit ou 1000Base-T) Gigabit Ethernet Cat 5e, Cat 6, Cat 6a, Cat7, Cat 7a RJ45
10Gbps (10GBase-T) 10Gig Ethernet Cat 6a, Cat7, Cat7a RJ45, GG45, TERA
40 ou100Gbps 40 or 100Gig Ethernet Cat7a GG45, TERA
Fiber Channel Ethernet de alta velocidade Par trançado ou Fibra Infiniband, QSFP, SFP+, 10G – CX4, LC, SC, ST
Fibra óptica Ethernet de alta velocidade Multimode (Largura de banda alta – curta distância)
Single Mode (Alta velocidade – longa distância)
LC, SC, ST, FDDI, MTP, MTRJ, FC, etc.

Tipos de conectores usados em um Data Center

Cabeamento para Data Center tipos de conectores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TICAMP é uma empresa de cabeamento estruturado que atende projetos de cabeamento de rede para Data Center de alta capacidade e cabeamento estruturado em empresas de todos os segmentos.

A TICAMP desenvolve e comercializa projetos completos de elétrica de baixa tensão e cabeamento estruturado para empresas de Engenharia, Arquitetura ou diretamente para grandes projetos no Brasil.

Consulte nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter.