Rede GPON (Gigabit Passive Optical Network) é uma tecnologia desenvolvida pelo órgão ITU-T norma G984 com capacidade assimétrica de tráfego de dados, sendo 2,5 Gbps Downstream e 1,25 Upstream. A eficiência desse protocolo para recebimento e transmissão de informações e sincronismo entre os dispositivos é de 92%, caracterizando uma de suas vantagens quando comparado a outras tecnologias, como o EPON (Ethernet Passive Optical Network), por exemplo.
Outra vantagem da Rede GPON é que todo tráfego de informações é realizado através de fibra óptica (sinal de luz), estrutura que reduz a 0 as chances de danificação dos equipamentos por curto-circuito, como ocorre nos dispositivos que utilizam a rede elétrica. Além disso, a utilização do sinal de luz garante a durabilidade da tecnologia e permite o alcance de distâncias maiores de movimentação de dados, enquanto que nas tecnologias que utilizam cabos de rede, seria necessário um amplificador para regenerar o sinal.
Outro benefício da Rede GPON é em relação ao Split Ratio que, de acordo com a norma, alcança 64 clientes com apenas uma fibra óptica de forma simultânea e, com o auxílio de hardwares outros dispositivos, é possível atender ao dobro de usuários, alcançando um número de até 128 clientes atendidos simultaneamente.
A tecnologia GPON é recomendada a usuários e empresas que atuam com diversos projetos digitais simultâneos, pois além de todas as vantagens que foram apresentadas acima, ela reduz os custos com energia elétrica. Para saber mais sobre essa e outras tecnologias e serviços entre em contato conosco para análise de sua demanda e elaboração de um projeto compatível à sua necessidade.
A TICAMP mantém um departamento de projetos com vasta experiência desde o projeto inicial até a implantação, fazendo todo o levantamento das necessidades e auxilio até a empresa a estar preparada para o uso da Tecnologia GPON, uma infraestrutura mais enxuta e capaz de suportar múltiplos serviços.
Toda Implantação de Rede GPON feita pela TICAMP é fundamentada em referências técnicas e normas de cabeamento estruturado, visando padronizar o desenvolvimento e instalação dos projetos.