O cabeamento de rede, cabeamento estruturado e redes de comunicação usam diferentes tipos de cabos para a transmissão de dados e sinal.
Cabo de fibra óptica e cabo de par trançado são os três tipos principais de cabos de rede usados em sistemas de comunicação.
Cada um deles tem suas características específicas e são adequados para diferentes aplicações.
Cabo de fibra ótica
O cabo de fibra óptica é formado de em um feixe de fios de vidro, cada um capaz de transmitir mensagens moduladas em ondas de luz. O cabo de fibra óptica possui um design e estrutura complexos. Esse tipo de cabo possui um invólucro óptico externo que envolve a luz e a prende em um núcleo central. A parte interna do cabo pode ser configurada de duas maneiras diferentes – modo único e modo múltiplo; embora a diferença possa parecer pequena, influencia diretamente no desempenho e no uso de cabos de fibra óptica.
Cabo de par trançado
O cabo de par trançado é um tipo de cabeamento comum que conecta computadores domésticos e computadores de empresas aos servidores e a rede de internet. Isso é feito colocando dois fios isolados separados juntos em um padrão torcido e executando-os paralelos entre si, o que ajuda a reduzir a diafonia ou a indução eletromagnética entre pares de fios.
O cabo de par trançado é bom para transferir sinais diferenciais balanceados. A prática de transmitir sinais de maneira diferenciada remonta aos primeiros dias do telégrafo e do rádio. As vantagens da relação sinal / ruído aprimorada, diafonia e ressalto no solo que a transmissão de sinal balanceada traz são particularmente valiosas em sistemas de largura de banda larga e alta fidelidade.
De acordo com o cabo ter uma camada de blindagem, existem dois tipos comuns de cabos de par trançado – cabo de par trançado blindado (STP) e cabo de par trançado não blindado (UTP).
O cabo STP está disponível para redes Token Ring, enquanto o cabo UTP é mais adequado para redes Ethernet. Os tipos de cabos UTP mais comuns aplicados na rede Ethernet são os cabos cat5e, cat6a e cat7, etc.
Veja abaixo a estrutura dos cabos UTP e STP.
A escolha entre o cabo de par trançado e cabo de fibra óptica depende principalmente de suas necessidades e da topologia de rede. Você pode equilibrar o custo e os requisitos de largura de banda para fazer uma escolha. Independentemente do cabo de par trançado ou cabo de fibra, atender aos requisitos de sua rede é o melhor.
Cabeamento de rede e a Certificação de rede
No caso de cabeamento de rede usando o cabo de par trançado, é muito importante que seja feita a certificação de rede. A certificação de rede traz inúmeros benefícios para a empresa e diretamente para o departamento de TI, proporciona rapidez no diagnóstico de problemas de conexão e trafego de dados.
O impacto direto para a empresa com a certificação de rede é a sustentabilidade no projeto de cabeamento estruturado ou rede de dados, com a garantia de que o tráfego de dados e a interligação de sistemas está dentro das normas e que setores chave não sofrerão com a falta de comunicação:
- Produção: maquinas, equipamentos, linhas de montagem, pcs industriais, rede sem fio;
- Terminais: pontos de rede em todos os departamento estão sempre conectados;
- Segurança: câmeras de segurança, gravadores DVR, sistema de controle de acesso;
- Telefonia IP: PABX IP e Telefonia, ramais, interligação entre unidades e ramais remotos
O departamento de TI das empresas é diretamente beneficiado com a certificação de rede, estudos recentes mostram que 50% das causas na falha na rede de dados são causados pelo cabeamento.
A certificação dos pontos de rede já indica que não é necessária a checagem de todos os pontos de rede, melhorando a eficiência no diagnóstico de problemas, consequentemente melhorando a eficácia dos chamados no departamento de TI.
Saiba mais sobre projetos de cabeamento de rede e suas possibilidades de uso para empresas e escritórios entrando em contato com a TICAMP.