Alugar PABX ou comprar PABX? É uma decisão que todas as empresas devem considerar. O PABX é um equipamento muito importante para a comunicação das empresas.

O PABX IP ou mesmo um PABX analógico ou Híbrido, desempenha um papel crucial de comunicação ligando as pessoas dentro e fora da empresa. Antes de mais nada vamos de forma breve definir esses 3 tipos de PABX:

PABX IP

É uma central telefônica privada e interna que gerencia as chamadas entre usuários VoIP (voz sobre IP ou Internet Protocol) em linhas locais, permitindo que todos os usuários compartilhem um determinado número de linhas telefônicas externas. O PBX IP típico também pode alternar chamadas entre um usuário VoIP e um usuário de telefone tradicional ou entre dois usuários de telefone tradicionais da mesma maneira que um PBX analógico.

PABX Analógico

Um PABX analógico ou Central de PABX é uma central de distribuição de telefonia pertencente a uma empresa que não inclua como sua atividade ou função o fornecimento de serviços telefônicos ao público em geral. Atualmente os PABX analógicos são sistemas manuais obsoletos, tendo sido substituídos por sistemas como o PABX IP e o PABX híbrido.

PABX Híbrido

Um PABX híbrido é uma central telefônica ou PABX que usa principalmente telefones tradicionais analógicos ou digitais, mas que foi expandido para permitir a comunicação usando o protocolo IP SIP. Isso permite que ele se conecte a telefones IP ou se conecte a um sistema IP remoto.

Alugar PABX ou Comprar PABX?

Importante ressaltar que não há resposta pronta para esta questão, cada empresa tem diferentes necessidades e diferentes restrições operacionais e orçamentárias de curto e longo prazo.

O importante é que as empresas escolham fornecedores de equipamentos e manutenção credenciados na marca do equipamentos e que ofereçam um contrato detalhado para serviços de manutenção ou condições de trocas de equipamentos.

O argumento mais comum a favor do aluguel de PABX é que não há necessidade de investimento na aquisição do equipamento; e a empresa pode facilmente atualizar o PABX para aproveitar novos recursos e funcionalidades após três anos sem incorrer em custos adicionais.

Por outro lado, existem empresas que não precisam ou não desejam fazer a atualização do equipamento, principalmente se a empresa não sofreu grandes transformações. Neste caso, o argumento do aluguel de PABX para aproveitar a manutenção e atualização se torna redundante. Ao adquiri o equipamento a empresa pode economizar as mensalidades adicionais ao custo da aquisição.

As empresas que optarem pela compra do equipamento e descobrem que precisam de atualização ou ampliação da capacidade do PABX algum tempo depois, diminuem as chances de retorno do investimento e dificilmente conseguirão vender o equipamento por um preço razoável. Sem falarmos ainda dos custos de manutenção em caso de queima ou pane do equipamento.

Quando falamos nos custos de manutenção, alugar PABX se torna mais vantajoso para a empresa, pois todos os custos de reparos, trocas de placas, componentes, atualização de software ou inclusão de ramais estão inclusos no contrato.

Existem modalidades de contrato de aluguel de PABX que incluem nas cláusulas a oportunidade de compra do equipamento ao final do contrato, mas isso varia conforme a empresa fornecedora e a modalidade do serviço prestado.

Como cada caso é um caso, o importante é que as empresas escolham como parceiros para a compra ou aluguel de PABX que auxiliem no dimensionamento das demandas internas da empresa. Desta maneira, seja por aluguel ou aquisição, a empresa irá cumprir com as demandas de comunicação da sua equipe.

Consulte nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter.