A certificação de rede é o conjunto de testes que atesta a qualidade dos cabos; um certificado é emitido para cada ponto de rede. A certificação de rede é a prova de que um sistema de cabeamento segue padrões rigorosos de desempenho e qualidade de instalação. A certificação de cabos de rede requer técnicos treinados e equipamentos de teste especializados.
O cabeamento estruturado, quando não certificado é responsável por causar até metade de todas as falhas de rede. Certificando a rede de cabos, as falhas podem ser reduzidas. Aqui estão seis benefícios financeiros para a certificação de cabeamento:
- A certificação de cabos é mais barata do que o reparo de cabos;
- As garantias do produto são limitadas;
- Certificação e recertificação de cabos à prova de futuro da infraestrutura;
- Cabeamento não certificado = capital encalhado;
- Reduzir o desperdício é uma boa política.
A certificação de rede deve ser requisito primordial em todo projeto de cabeamento estruturado, novas instalações ou em instalações já em operação.
Os benefícios da Certificação de rede
A certificação de rede traz inúmeros benefícios para a empresa e diretamente para o departamento de TI, proporciona rapidez no diagnóstico de problemas de conexão e trafego de dados.
O impacto direto para a empresa com a certificação de rede é a sustentabilidade no projeto de cabeamento estruturado ou rede de dados, com a garantia de que o tráfego de dados e a interligação de sistemas está dentro das normas e que setores chave não sofrerão com a falta de comunicação:
- Produção: maquinas, equipamentos, linhas de montagem, pcs industriais, rede sem fio;
- Terminais: pontos de rede em todos os departamento estão sempre conectados;
- Segurança: câmeras de segurança, gravadores DVR, sistema de controle de acesso;
- Telefonia IP: PABX IP e Telefonia, ramais, interligação entre unidades e ramais remotos
O departamento de TI das empresas é diretamente beneficiado com a certificação de rede, estudos recentes mostram que 50% das causas na falha na rede de dados são causados pelo cabeamento.
A certificação dos pontos de rede já indica que não é necessária a checagem de todos os pontos de rede, melhorando a eficiência no diagnóstico de problemas, consequentemente melhorando a eficácia dos chamados no departamento de TI.
Certificação de rede e a qualidade do Cabeamento
Outro fator a ser considerado é a qualidade do cabeamento, existem no mercado cabos de rede que não são homologados pela ANATEL e que oferecem riscos para a empresa.
“A ANATEL já suspendeu vários Cabos de Rede falsos, cabos de rede feitos de alumínio cobreado, para descobrir é só raspar o fio que o alumínio aparece. Além de estar fora da Norma da ANATEL esse tipo de cabo causa a oxidação e prejudica o tráfego de sinal, nos usamos equipamentos da FLUKE NETWORKS que é líder mundial em analises e diagnósticos; quando plugamos um cabo no equipamento ele imediatamente acusa que tem alguma coisa errada no cabo devido ao baixo nível de transmissão.” Afirma Douglas Garbim Diretor de Projetos e Implementações da TICAMP.
“É muito importante que todas as empresas e profissionais de TI ajudem a combater esse crime, a venda e instalação de cabos de rede não homologados pela ANATEL deve ser denunciado, e que todas as empresas sempre desconfiem de cabos de redes baratos. O barato pode sair muito caro.” complementa Douglas.
Identificando um cabo de rede homologado pela ANATEL
Como reconhecer facilmente um produto com certificação disponível no mercado?
A imagem ao lado mostra um selo de identificação de equipamento homologado pela Anatel.
- HHHH identifica a homologação do produto;
- AA, o ano da emissão da homologação;
- FFFF, o fabricante.
Quando o espaço para colocação do selo é insuficiente, é permitido que o fabricante coloque o selo completo no manual do usuário e, no produto, apenas o número de homologação (Anatel HHHH-AA-FFFF).
Fonte: www.anatel.gov.br