A manutenção de PABX é na verdade um plano de proteção do investimento e da continuidade da comunicação eficiente de uma empresa, seja qual for o se setor.
A manutenção programada e o suporte técnico para a central de PABX de uma empresa é importante para que não haja a interrupção da comunicação via telefone entre sedes ou escritórios da empresa, colaboradores, clientes e fornecedores.
Central de PABX, a aquisição
A empresa que investe em uma central de PABX deve antes de mais nada, adquirir o equipamento de fornecedores autorizados da marca e que mantém em seus quadros profissionais treinados e certificados.
O processo de compra envolve desde a análise da necessidade da empresa e a demanda projetada para as necessidades que a central de PABX vai atender.
Alguns fatores a serem considerados na aquisição da central de PABX:
- Atendimento eletrônico é um requisito importante que dá agilidade ao atendimento;
- Quantidade de ramais a serem utilizados;
- Quantidade de ramais disponíveis ainda na central para atender possível expansão;
- Interligação entre as unidades da empresa;
- Número de centrais de atendimento (recepção);
- Capacidade de programação das funções da central de PABX.
A empresa que fornece e instala o equipamento deve oferecer o serviço completo de instalação e programação da central de PABX, e observação de outros fatores que podem afetar o funcionamento da central de PABX.
As novas e modernas centrais de PABX usam o cabeamento de dados da empresa para comunicação com os ramais, é importante que a empresa esteja em ordem com o servidor interno, cabeamento estruturado e com a certificação dos pontos de rede.
O local de instalação da central, normalmente é feito junto aos servidores da empresa ou no Departamento de TI, que fica responsável por zelar pela integridade do equipamento.
Os tipos de manutenção de PABX
Existem modalidades ou tipos de manutenção de PABX sendo oferecidos no mercado que podem atender das pequenas até grandes empresas. A terceirização da manutenção de PABX é o caminho mais viável para empresa, seja ela o tamanho que for.
Novamente a certificação dos profissionais que trabalham na empresa que presta manutenção de PABXpassa a ser primordial, somente técnicos especializados tem condições de oferecer o rápido diagnóstico no caso de defeitos e sugerir soluções viáveis para atender as necessidades da empresa.
Pré agendamento e emergencial
Modalidade de contrato onde a empresa somente solicita uma visita ou manutenção em caso de interrupção no serviço ou defeito. Essa modalidade coloca a empresa na fila de atendimento e os custos podem ser maiores do que na modalidade de contrato anual.
Manutenção de PABX por contrato anual
Um contrato de 12 meses é firmado que envolve assistência 24 horas e backup de equipamento e verificação de todos os fatores que envolvem o funcionamento da central de PABX.
É a modalidade de contrato de manutenção de PABX mais indicada para as empresas que tenham 10 ou 100 ramais, pois além de garantir o funcionamento, projeto o investimento inicial.
Saiba mais sobre os tipos de centrais de PABX disponíveis no mercado, suas soluções e as modalidades de manutenção: